O Melhor Imobiliário para FIRE

Bem-Vindos!

Atingir o FIRE é o meu objetivo, e para além dos meus investimentos, também conto com o imobiliário para esse fim. Hoje vamos ver como o imobiliário pode-te ajudar nessa finalidade.

Neste caso, vamos voltar a falar quer do arrendamento, quer da revenda, ou de incluir ambos.

Arrendamento

Vamos considerar que, como o mercado se encontra, existem, vários problemas com que nos vamos deparar ao longo da jornada FIRE. A verdade é que o mercado imobiliário não é para todos, pois também tem problemas.

Apesar do arrendamento em Portugal ter evoluído, a cultura do arrendamento ainda não está ao nível de outros países europeus. Ainda existe muito o estigma que os inquilinos vão destruir a casa, que os inquilinos são números e que não existem responsabilidades, a ideia de que se pode deixar uma casa “porque sim” e também o estigma dos impostos, que não te deixam dinheiro nenhum, não é bem assim, és taxado é verdade, mas também o és em praticamente tudo e continuas a ter dinheiro, além de existirem formas de otimizar a parte fiscal.

A maior vantagem do arrendamento é a possibilidade de “cash-flow” recorrente. Ao contrário da compra e venda, o arrendamento é uma fonte de rendimento constante que, tal como todas as fontes de rendimento, tem de ser gerida. Isso é o FIRE, ter um “salário” extra. Se transformares o imobiliário numa empresa de compra e venda, também irás conseguir ter potencialmente uma fonte de rendimento recorrente, mas está dependente de muitas variáveis.

Assim o arrendamento é perfeito para FIRE, porque vais querer um rendimento mensal constante. No entanto também existem alguns problemas com o arrendamento. Os inquilinos podem deixar de pagar as rendas, o mercado pode mudar e as rendas baixarem bastantes em valor, ou até outros eventos que alterem o mercado ou o teu portfólio e isso vai impactar o teu FIRE.

Construção/compra e venda/revenda

Qualquer mercado de primeiro mundo, tem de se ajustar, se o mercado de arrendamento é pequeno, então existe um grande mercado de compra de habitação própria. Em Portugal, impera o desejo de ter habitação própria. É um nicho bastante interessante e lucrativo, mas como em tudo, é preciso saber o que se faz.

Tens duas forma de pensar no retorno da compra e venda: ou pela via do lucro absoluto, na qual estimamos ganhar um X por cada imóvel, um pela via do lucro relativo(margem), e neste caso é extremamente variável, uma margem de 15% em alguns negócios é excelente, noutros pode ser 30 a 40%.

O arrendamento é mais adequado ao FIRE, no entanto na compra e venda é possível se conseguires efetuar um excelente negócio por ano, podes também estar “FIRE”

Como vês de uma forma ou de outra, o imobiliário pode-te ajudar a chegar ao FIRE, eu pelo menos conto com isso!

Vamos falando mais destes temas por aqui, até porque sei que o FIRE é algo que cresce cada vez mais em Portugal.

Se tiveres alguma dúvida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.

Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!

DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *