Bem-Vindos!
Vamos continuar esta jornada de literacia financeira e hoje vamos falar de opções cambiais. No seguimento de termos falado do que eram as opções (artigo de 05.04.20241).
As opções podem ser acedidas em Mercado OTC, mas também em alguns mercado Regulamentados.
A liquidação dos fluxos pode ser através da forma física ou através da forma financeira, dependendo do ativo subjacente. Fica aqui um resumo das principais característica deste instrumento financeiro:
Para além das Opções Call Option e Put Option, pode construir-se uma estrutura cambial com ambos: o Cilindro.
Cilindro
Contrato que consiste na combinação de duas opções, Call e Put, em que uma é comprada e outra é vendida ao banco, que permite ao Investidor/Cliente, sem o pagamento de qualquer comissão ao banco, fixar um intervalo dentro do qual a taxa de câmbio pode oscilar, ficado o Investidor/Cliente protegido das variações cambiais que ultrapassem os valores extremos.
Na data de exercício:
Se o câmbio spot estiver dentro dos limites do intervalo definido, a operação cambial será efetuada ao câmbio spot;
Se o câmbio spot estiver acima do câmbio máximo, a operação cambial será efetuada ao câmbio máximo.
Se o câmbio spot estiver abaixo do câmbio mínimo, a operação cambial será efetuada ao câmbio mínimo.
Para que este instrumento financeiro de cobertura do risco cambial seja de custo-zero o investidor tem a liberdade de escolher um dos limites do intervalo e o banco fixar-te o outro.
No entanto, caso o Cliente queira escolher os dois limites do intervalo, daí pode resultar um Cilintro com Prémio, a pagar ou a receber pelo Cliente.
Agora, vamos ver as Opções Cambiais tradicionais
As Opções Cambiais, permitem, mediante o pagamento de um prémio inicial:
Comprar o direito de comprar ou vender divisas a um câmbio pré-determinado (a Taxa de Câmbio da Opção), obtendo uma proteção face a situações de câmbio desfavoráveis;
Simultaneamente, manter a possibilidade de beneficiar de movimentos favoráveis das taxas de câmbio.
Características principais de uma Opção Cambial
Permite ao investidor definir um nível de proteção para os fluxos em moeda estrangeira (a Taxa de Câmbio da Opção).
O Investidor terá de pagar um prémio inicial.
Pode ser utilizada para cobrir o risco cambial de diferentes fluxos em moeda estrangeira e pode ser estruturada para se ajustar a necessidades específicas.
Tendo em conta que o prémio é pago no início, não há mais custos para o Investidor ao longo da vida do produto.
As Opções Cambiais, assim como so Forwards Cambiais, são instrumentos de cobertura de risco de câmbio, normalmente utilizados pelas empresas importadoras/exportadoras, que pretendem mitigar ou eliminar o risco da volatilidade cambial.
Se tiveres alguma dúvida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.
Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!
DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.
Deixe um comentário