Comecei a Investir em Obrigações

Sejam bem-vindos!

Eu procuro constantemente ter uma carteira mais robusta e equilibrada, decidi este mês começar a investir em obrigações. Não foi uma decisão aleatória, mas sim uma medida estratégica para diversificar o meu portfólio e reduzir o risco global dos meus investimentos.

Porquê Obrigações?

Redução do Risco: As obrigações são conhecidas pela sua relativa estabilidade em comparação com as ações. Ao investir em Obrigação, vou aumentar a estabilidade da minha carteira, reduzindo assim o risco total. Enquanto as ações, podem ter grandes variações de preço no curto prazo, as obrigações tendem a oferecer retornos mais estáveis no longo prazo. Isso é cada vez mais importante para mim, pois começo a procurar proteger o meu capital e minimizar a possibilidade de perdas significativas.

Diversificação adequada: Como te venho a dizer, a diversificação é a base da minha carteira, e estou a diversificar não apenas em diferentes tipos de ativos, mas também entre diferentes classes de ativos. A minha carteira já inclui, ações, ETFs, P2P, PPR, criptoativos (para longo prazo) e agora com a inclusão das obrigação, estou a reduzir a exposição a eventos específicos do mercado que podem afetar negativamente um tipo particular do investimento. Isso dá-me maior tranquilidade e confiança na minha carteira em face da volatilidade do mercado.

Rendimento Previsível: Uma das vantagens mais atraentes das obrigações é o rendimento previsível que elas proporcionam. Como investidor que quer uma rendimento passivo, aprecio a estabilidade que os pagamentos de juros regulares podem trazer para a minha carteira, especialmente em períodos de volatilidade nos mercados de ações. Os pagamentos dos cupões das obrigações uma fonte de receitas de rendimento passivo, o que me ajuda a complementar outras fontes de rendimento e atender às minhas necessidades financeiras de curto e médio prazo.

Podes adquiri diretamente as obrigações (o que estou a fazer através da Interactive Brokers) ou podes igualmente fazê-lo através de ETFs

Embora esteja entusiasmado com a inclusão das obrigações na minha carteira, reconheço que este é apenas mais um passo nesta jornada contínua. E vou continuar a dar-te conhecimento de tudo o que faço com o meu dinheiro.

Se tiveres alguma dúvida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.

Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!

DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *