Sejam bem-vindos!
Como já partilhei contigo, faço operações de Swing Trade e, como não tenho muito tempo para os controlar, tenho de me salvaguardar, fazendo cobertura de risco, pois estamos a falar de ativos cotados em dólar, para além do risco da operação, ainda tens o risco cambial. Mas vamos lá ver como o faço.
Começando pelo princípio, as operações de Swing Trade Trade caracterizam-se pela compra e também venda de ativos financeiros num prazo que vai de alguns dias a alguns meses. Mas como qualquer operação existem riscos envolvidos. Uma das forma que faço gestão desse risco é através da cobertura.
Mas o que é a Cobertura de Risco?
São estratégias adotadas para reduzir ou compensar os riscos associados a uma posição no mercado. Noutras palavras, é uma forma de protegeres-te contra movimentos desfavoráveis no preço dos ativos.
Por defeito, defini sempre, mas sempre, “stop loses e take profit”. Dependente da minha análise e daquilo que que são as minha expetativas para a operação em causa, posso fazer cobertura através de opções ou Futuros. Também posso fazer cobertura cambial caso acho que vai durar muito tempo no mercado. Adicionalmente e dependendo do ativo também posso fazer “hedging”.
Vamos vamos detalhar o que são:
Stop Loss
Podes definir o preço ao qual já não estás disposto a perder mais, quando o preço lá chega, fecha automaticamente a operação.
Take Profit
O valor que pretendes obter na tua transação, quando o preço lá chega, fecha automaticamente a operação no lucro.
Opções de Compra (Call Options)
Uma opção de compra dá ao detentor o direito, mas não a obrigação de comprar um ativo a um preço específico numa data futura (sempre superior, à que tens em mente para a operação). Ao adquirires opções de compras sobre o ativo que possuis, podes proteger-te contra a queda abrupta no preço.
Opções de Venda (Put Options)
As opções de venda conferem ao detentor o direito de vender um ativo a um preço determinado numa data futura. Comprar opções de venda é igualmente uma forma eficaz de protegeres-te contra a queda dos ativos que possuis.
Contratos Futuros
São acordos para compra ou venda de um ativo numa data futura a um preço predeterminado.
Swaps
Os Swaps podem ser utilizados para proteção de uma posição em moeda estrangeira, permitindo que fixes uma taxa de câmbio numa data futura.
Hedging com Ativos Correlacionados
Outra abordagem para cobertura de risco que uso, apesar de muito menos que as outras é a correlação inversa ou negativa com o ativo que estás a negociar. Assim, se o preço do ativo cair, o outro tende a subir, compensando as perdas.
Eu gosto muito de fazer operações de swing trade, e elas podem oferecer uma oportunidade de lucro bastante atraentes, é fundamental reconhecer e gerir os riscos envolventes. Para mim a cobertura de risco é fundamental para protegeres os teus investimentos contra movimentos adversos do mercado (pois não consigo estar sempre em cima das operações). Desta forma mitigo o risco de perdas.
Atenção que estes tipo de operações não são para todos. Se tiveres interesse em entrar mais a fundo, diz-me que faço mais conteúdo dentro deste tipo.
(Nota – não tem mais imagens, pois a corretora onde faço opções, swaps e futuros, esteve em manutenção no fim de semana onde escrevi este post, que é a Interactive Brokers).
Se tiveres alguma dúvida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.
Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!
DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.
Deixe um comentário