Estamos quase a chegar ao fim dos detalhes dos produtos da minha carteira, e neste artigo vamos falar dos últimos 5,3% da carteira (no momento que escrevo), que são as criptomoedas.
São ativos que tenho em carteira para o longo prazo, e já não compro nada à cerca de 1 ano, mantenho numa carteira física, numa Ledger Nano X, podes ver mais aqui https://www.ledger.com/ . Assim estou tranquilo, pois basta não perder as passwords de acesso, não estou sujeito a roubos online. Quando quero comprar ou vender basta conectar a Ledger à corretora e associo criptos ou transfiro.
Mas passamos ao detalhe da carteira, neste mesmo e há cerca de 3 anos, tenho as mesmas 5 criptomoedas em carteira. Na Revolut tenho pequenos valores de criptomoedas que vou “ganhando” com respostas a mini cursos sobre essas criptomoedas, e essas eu não as considero pois são valores insignificantes. Mas uma forma sem grande esforço ou dinheiro de ganhar criptomoedas!
Na carteira tenho Bitcoin, Ethereum, Cardano, Solana e XRP. É possível que este ano, venha a fazer algumas correções nos ativos desta parte da carteira, com alterações de algumas criptomoedas.
Passando ao detalhe de cada um.
Bitcoin (BTC)
Criptomoeda que não precisa de grandes apresentações, foi a pioneira do mercado cripto, representa o início das finanças descentralizadas e a principal moeda. Desde que a tenho até ao momento que escrevo tenho uma valorização de 52%
Ethereum (ETH)
A mais comum criptomoeda na Blockchain para criação de contratos inteligentes, e a maior plataforma para criação de outras criptomoedas, criada em 2013, começou a ser comercializada em 2014. Tem como finalidade tornar-se uma plataforma descentralizada de aplicações. Desde que a comprei em 2021, tenho uma valorização de 27,6%.
Ripple (XRP)
Criado em 2011, Ripple “é um sistema de pagamentos distribuído com código aberto, um protocolo que usa uma tecnologia de infraestruturas básico para transações interbancárias”. É assim que a empresa se apresenta. O protocolo Ripple permite fazer pagamentos baixo custo, seguros e a alta velocidade entre pessoas e instituições financeiras. Adquiri em final de 2021 e tenho uma perda de 17,68%.
Cardano (ADA)
É uma plataforma da Blockchain de “proof of stake” e que diz ter como objetivo, permitir, que inovadores e visionários, tragam alterações positivas ao mundo. Ideia interessante. No entanto o seu valor está em ser a uma das maiores plataformas a utilizar com sucesso “proof os stake” mecanismo consensual. Desde a compra tenho uma perda de 16%.
Solana (SOL)
É um projeto de código aberto altamente funcional que se baseia na natureza de permissão da tecnologia blockchain para fornecer soluções financeiras descentralizadas (DeFi). Embora a ideia original tenha surgido em 2017, Solana foi lançado oficialmente em março de 2020, pela Fundação Solana com sede em Genebra, Suíça. Tenho uma valorização de 178% até ao momento.
Esta é a minha carteira de criptomoedas à data.
Como são extremamente voláteis, é a componente da carteira que acompanho menos, pois as variações de preço são significativas, mas como podes ver no longo prazo, obtém-se rendibilidades bastante interessantes. Sinto-me confortável com o que representam na minha carteira e não quero aumentar a sua percentagem no total, somente fazer ajustes, como disse acima. E esses vão acontecer com toda a certeza.
Se tiveres alguma dúvida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.
Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!
DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.
Deixe um comentário