Sejam bem vindos!
Antes de começarmos, diz-me, tu controlas as tuas entradas e saídas de dinheiro, o teu cashflow?
Pois é disso que vamos falar hoje.
A possibilidade de veres a evolução do teu cashflow é a justificação da importância de o controlar através de um gráfico. A linha das despesas deve sempre ser inferior à linha das receitas. O ideal, é a linha das saídas diminuir e a das receitas aumentar, de forma a maximizar a poupança.
Se fizeres um gráfico com estas linhas, podes complementar a análise comparando a evolução dos valores com a inflação ou com os dados da evolução económica.
As linhas das receitas e das despesas evoluem também de forma diferente, consoante a nossa categoria de trabalho. Na maioria dos casos de trabalhadores dependentes, a linha das receitas sobe lenta e continuamente. No entanto, no caso dos empreendedores vai haver períodos de queda das receitas, e idealmente curvas bem acentuadas de subida. No caso dos investidores, as curvas das receitas serão erráticas, sem padrões definidos.
Também se pode construir este gráfico no início e final do mês apenas olhando para a conta bancária. No entanto desta forma nunca pouparemos tanto como poderíamos, controlando o cashflow regularmente e analisando a sua evolução.
Se tiveres alguma dúvida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.
Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!
DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.
Deixe um comentário