Sejam bem vindos!
Vamos conhecer mais um produto, depois das Contas à Ordem e Depósitos a Prazos, das Ações e das Obrigações, hoje vamos explicar o que são os ETFs.
O que são os ETFs?
Os ETFs (Exchange Traded Funds), ou Fundos de Índices Cotados negociados em bolsa, são um investimento negociado em bolsa, gerido de uma forma passiva e que segue um determinado índice, mercadoria ou uma combinação deles. A sua estrutura única oferece aos investidores a diversificação de um fundo mútuo com a flexibilidade de negociação de ações.
O desempenho de um ETF segue os movimentos dos preços dos produtos dos produtos subjacentes no fundo. Por exemplo, um ETF que segue o S&P 500 será composto por frações de ações de empresas dentro desse índice. Uma vez que existem muitos ativos subjacentes dentro de um único produto, os ETFs permitem-te diversificar facilmente a tua carteira a um preço acessível. Os ativos subjacentes de um ETF podem ser diferentes. Por exemplo, pode ser uma seleção de ações dentro de um determinado setor, uma seleção de obrigações ou mesmo o valor de uma mercadoria. Como consequência, o nível de diferenciação entre ETFs pode também ser diferente.
Como Funcionam os ETFs?
– Um ETF possuí um conjunto de ativos subjacentes que reflete o desempenho de um índice específico
– Os ETFs são comprados e vendidos como ações comuns durante o horário de negociação do mercado. – Instituições autorizadas podem criar ou resgatar unidades de ETF, ajudando a manter o preço do ETF próximo ao valor líquido do ativo (NAV).
Vantagens dos ETFs
Diversificação – Oferecem exposição a uma variedade de ativos, reduzindo o risco individual.
Custo Efetivo – Geralmente têm taxas de gestão mais baixas em comparação com fundos mútuos tradicionais.
Negociação flexível – Podem ser comprados ou vendidos ao longo do dia a preços de mercado em constante mudança.
Transparência – Os dados dos ETF são divulgados diariamente, permitindo que os investidores saibam exatamente em questão a investir.
Tipos Comuns de ETFs
Ações – Seguem índices de Ações, como o S&P 500, Nasdaq, por exemplo.
Obrigações – Investem exclusivamente em títulos. As obrigações podem ser governamentais, empresarias e municipais.
Setoriais – Concentram-se em setores específicos, como tecnologia ou energia.
Mercadorias – Rastreiam o desempenho de mercadorias, como ouro, petróleo, etc.
Moeda – Investem em moedas como o Dólar, o Euro.
Invertidos – são concebidos para lucrar com a queda dos ativos.
ETFs não alavancados e ETFs alavancados
Os ETFs podem ser alavancados ou não alavancados. Ao contrário dos ETFs regulares, em que o valor do ETF é comparável ao valor dos ativos subjacentes, também é possível comprar ETFs alavancados. Se um ETF tiver alavancagem, significa que se pede dinheiro emprestado à parte emissora para investir mais nos produtos subjacentes do que o montante que se investe. Estes ETFs alavancados podem ser relativamente complicados e concentrar-se em resultados a curto prazo. Podem ter riscos e custos muito elevados envolvidos e são, portanto, menos adequados para investidores pouco experientes.
Eu quando analiso ou procuro ETFs vou ao JustETF, deixo-te aqui o link https://www.justetf.com/es/
E também te deixo o link para a XTB que tem ETFs com 0% de comissões (até 100.000€ mensais), fica também o link para saberes mais https://www.xtb.com/pt/etfs
Os ETFs oferecem uma forma acessível e eficaz de diversificar o teu portfólio, independentemente do teu nível de experiência em investimentos. Ao compreenderes o que são os ETFs e como funcionam, podes compreender se se adequam a ti, e assim tomares decisões informadas para potencializar os teus objetivos financeiros.
Se tiveres alguma dúvida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.
Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!
DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.
Deixe um comentário