Ponto situação Mensal Carteira – Novembro de 2023

Sejam bem vindos!

Mais um mês passou e já chegámos ao último mês do ano, altura que começo a fazer um resumo daquilo que foi o meu ano nos mercados financeiros.

Posso desde já dizer que tenho alterado os meus investimentos ao longo dos últimos 3 anos, mas ainda não te vou poder revelar o motivo pelo qual aconteceu, fica prometido que no início do ano, vou-te contar tudo!

Bem, em Novembro, basicamente fiz um reforço com 3 novas ações na carteira de dividendos e reforcei o PPR, de resto mantive tudo, este mês não fiz vendas, o mercado teve bem ascendente em novembro, vamos ver como corre dezembro.

Se és novo por aqui, deixa que te diga que o objetivo final da minha carteira é chegar ao meu “FIRE”, isto é, poder dedicar-me ao que gosto, sem me preocupar com a questão financeira, e posso dizer-te que já ultrapassei os 60% daquilo que é a minha projeção.

Mas vamos lá detalhar como correu o mês por área:

Fundo de emergência, manteve-se nos certificados de aforro, mas em breve vamos ter novidades nesta área, este mês teve uma rendibilidade de 4% (bruta)

Na carteira de ações, tive uma rendibilidade acumulada mensal de 12,9%

Fui às compras e este mês, adquiri 12 Ações da Aglient Technologies Inc (Ticker A), tem um dividend Yiel de 0,71% é uma empresa da área da Saúde, basicamente cria soluções para a área de diagnóstico uma série de gases de utilização hospitalares.

Também comprei 50 Ações do Citigroup (Ticker C), com um Dividend Yield de 4,4% empresa que não precisa de grandes apresentações do setor financeiro, e é a minha primeira compra do setor financeiro.

Fiz igualmente uma aposta, e aqui com um risco um pouco maior na AT&T (Ticker T), dividend Yield de 6,62%, empresa do setor das telecomunicações, teve uma queda grande de maio a julho deste ano e tem estado a recuperar e depois de analisada, pareceu-me uma boa oportunidade.

A posição que mais cresceu foi a Digital Realty Trust (DLR) com um crescimento de 39,22%, seguido da American Tower (AMT) com um crescimento de 29,92% e seguido da Nucor Corporation (NUE) que cresceu 22,44%.

Do lado das posições que perderam, a maior queda foi da Exxon Mobile (XOM) com uma queda de 9,32%, seguido da Arbor Realty Trust (ARB) com menos 4,01% e da Altria Group (MO) com uma queda de 2,89%.

Continuo extremamente satisfeito com a carteira e com as novas posições, os mercados têm estado a subir bastante, e conto rebalancear a carteira no início do próximo ano.

Deixo-te aqui o detalhe da carteira:

(DLR) Digital Realty Trust – 14 Ações 39,22%

(AMT) – American Tower – 14 Ações   29,92%

NUE) Nucor Corp – 18 Ações  22,44%

(C) Citigroup – 50 Ações 21,2%

(SPG) Simon Property Group – 26 Ações 18,56%

(TSCO) – Tractor Supply Company – 45 Ações 17,38%

(DG) – General Dynamics Corporation – 11 Ações 16,82%

(O) Realty Income Corporation – 260 Ações 14,86%

(CCI) Crown Castle Inc – 12 Ações 14,39%

(A) Aglient Technologies Inc – 12 Ações 13,69%

(IIPR) Innovative Industrial Properties Inc – 22 Ações 13,05%

(VTR) – Ventas Inc – 50 Ações 9,84%

(T) AT&T Inc – 60 Ações 7,85%

(MMM) – 3M Company – 30 Ações 6,85%

(ABBV) AbbVie Inc – 15 Ações 6,47%

(PG) – Procter & Gamble – 20 Ações 3,56%

(KO) Coca Cola Company – 30 Ações 0,83%

(PSA) Public Storage – 10 Ações -1,55%

(MO) Altria Group Inc – 38 Ações -2,89%

(ABR) Arbor Realty Trust Inc – 50 Ações -4,01%

(XOM) Exxon Mobile Corp – 15 Ações  -9,32%

A Minha carteira de ETF´s em novembro teve uma rendibilidade de 6,81% com todos os ETF´s no verde.

(IWDA) IShares Core MSCI World UCITS ETF (ACC()+ 5,37%

(TRET) VanEck Global Real Estate UCITS +8,30%

(VUSA) Vanguard S&P 500 UCITS +4,9%

(WITS) iShares MSCI World Information Technology Secyor ESG + 8,67%

O meu investimento em P2P rendeu em novembro 9,37%, rendibilidade bastante interessante para os projetos que tenho, e são todos a mais de um ano, neste momento.

O imobiliário, a rendibilidade não mudou, mantém-se nos 6,5%, mas para o ano vou aumentar a renda e os meus inquilinos concordaram, por isso a rendibilidade vai subir um pouco.

Aqui continuo a procurar mais imóveis, mas provavelmente vou fazer uma pausa para mudar um pouco a minha estratégia de investimento.

O PPR reforcei mais uma vez este mês, como já te tinha dito, ultrapassei já o benefício fiscal, mas pretendo utilizar esse valor para a minha reforma, por isso faz-me todo o sentido, a rendibilidade do mesmo este mês foi 8,95%, aproveitou o crescimento do mercado bolsista também. Como sabes o meu PPR é o Save & Grow, da casa de Investimentos https://www.casadeinvestimentos.pt/saveandgrow/fundo

As criptomoedas tiverem um grande incremento este mês, subiram bastante (rendibilidade de 23,64%), mas não pretendo reforçar. Só se caírem bastante é que posso pensar em comprar.

Em dezembro, vou ver a evolução dos mercados, mas não tenho ideia de fazer muita coisa, vou começar já a trabalhar na minha estratégia para o próximo ano e reavaliar a minha atual carteira.

Como podes ver o imobiliário pesa muito, pelo valor. A minha ideia, é “reequilibrar mais o fundo de emergência, face aos outros ativos e reforçar, todos em proporção.

Partilha comigo a tua carteira, e se quiseres, envia por email, tenho curiosidade de saber, qual o vosso portfólio.

Se tiveres alguma dúvida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.

Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!

DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *