Sejam bem vindos!
Investir na Bolsa pode ser emocionante e lucrativo, mas também extremamente desafiador. Para tomares boas decisões, é fundamental compreender os principais indicadores financeiros que afetam o desempenho das ações e dos mercados. Neste artigo, vamos explorar os indicadores financeiros mais importantes, o que eles representam e como te podem ajudar a navegar com sucesso no mundo dos investimentos.
Return on Investment (ROI)
Em Português Retorno sobre o investimento. É a relação entre o lucro e o investimento envolvido numa operação , ou seja, qual a proporção do retorno da aplicação como rendimento,
Return on Equity (ROE)
O Retorno sobre o património líquido. É a capacidade de uma empresa gerar resultados em relação ao seu património.
Margem Líquida
A margem líquida é a percentagem dos lucros de uma empresa em relação à sua receita total. Revela a capacidade da empresa se sustentar ao longo do tempo.
Margem Bruta
É a relação entre o lucro bruto e a receita total de uma empresa. Indica a sua rentabilidade. Não esquecer que o lucro bruto é a diferença entre o valor da venda de um produto e o seu custo de produção.
EBITDA
Em Inglês, significa Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortização. É o lucro operacional de uma empresa, antes da dedução dos custos financeiros.
Liquidez Corrente
Revela o quanto uma empresa é capaz de honrar os seus gastos no curto prazo. Este indicador serve para perceber quanto tempo a empresa consegue operar sem precisar de investimento externo ou crédito.
PER (Price/Earnings Racio)
O índice P/E é calculado dividindo o preço do valor de mercado por ação pelo lucro por ação da empresa.
Um rácio P/E elevado pode significar que o preço de uma ação é elevado em relação aos seus lucros e possivelmente sobrevalorizado.
Um rácio P/E baixo pode indicar que o preço atual das ações é baixo em relação aos lucros.
EPS (Earnings Per Share)
Os Ganhos por Ação, é calculado como o lucro da empresa dividido pelas suas ações comuns. O resultado serve como indicador se a empresa é lucrativa.
PB (Price-to-Book Value)
O valor contábil de uma empresa é a diferença de valor entre o total de ativos e o total de passivos dessa empresa no seu balanço patrimonial.
Este rácio para comparar a capitalização de mercado de uma empresa com o seu valor contábil para identificar ações potencialmente sobrevalorizadas e subvalorizadas.
PS (Price to Sales)
Mede a relação entre o valor da empresa em bolsa e o valor das vendas da empresa, num determinado período por ação.
PCF (Price to Cash-Flow)
Mede a relação entre o valor da empresa e a sua capacidade de gerar fluxos monetário, num determinado período, por ação.
PEBITDA (Price to EBITDA)
Mede a relação entre o valor da empresa e a sua capacidade para gerar fluxos monetários provenientes das suas atividades operacionais, num determinado período por ação.
Dividend Yield
O Rendimento dos Dividendos é a proporção entre os dividendos pagos por uma empresa e o preço das suas ações. Investidores que procuram rendimento, por norma este indicador é muito considerado.
Payout Ratio
O Rácio de pagamento é a proporção entre lucros totais da empresa e os resultados distribuídos aos acionistas como dividendos.
Um rácio acima de 80% não costuma ser um bom sinal. Exceto se for um REIT.
Volume de Negociação
O Volume de negociação indica a quantidade de ações negociadas num determinado período. Grandes volumes podem indicar interesse do mercado, enquanto baixos volumes podem sugerir desinteresse ou estabilidade.
Beta:
Mede a volatilidade de uma ação em relação ao mercado como um todo. Um Beta elevado indica maior volatilidade, enquanto um Beta baixo sugere estabilidade.
Dívida Líquida/EBITDA
Este indicador avalia a capacidade de uma empresa de pagar as suas dívidas em relação ao seu lucro operacional. É fundamental medir a saúde financeira de uma empresa. Quanto maior o rácio, mais a posição financeira da empresa está sob pressão.
Compreender os principais indicadores financeiros da Bolsa é fundamentar para tomares boas decisões de investimento. Esses indicadores oferecem insights valiosos sobre o desempenho das ações e a saúde financeira das empresas. Ao analisar e interpretar essas métricas, os investidores podem aprimorar as suas estratégias.
Se tiveres alguma dúvida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.
Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!
DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.
Deixe um comentário