Sejam bem vindos!
Continuando a nossa jornada de literacia, hoje falo-te dos PPR. Produto de poupança que não é assim tão antigo, pois apareceram em 1989, como forma de incentivar a poupança dos particulares. Devido ao envelhecimento da população, estes produtos começaram a ser procurados para complementar a Segurança Social e estimular a constituição de um suplemento para a reforma.
O grande benefício do PPR são os benefícios fiscais. O problema destes produtos são a sua liquidez, pois só pode ser mobilizado, desde que as entregas tenham mais de cinco anos, e tenhas pelo menos 60 anos, em caso de morte, de doença prolongada e incapacidade ou desemprego de longa duração (isto desde que tenhas usufruído dos benefícios fiscais, pois caso não usufruas, não tens qualquer limitação, é um produto financeiro.
Benefícios Fiscais
Atualmente e para o ano de 2023 o PPR oferece um benefício em sede de IRS, isto é, mediante uma subscrição recebes um benefício em IRS:
– Menos de 35 anos, podes deduzir até 400 euros, desde que apliques 2000 euros no PPR este ano;
– Entre 35 e 50 anos, o limite máximo é de 350 euros, desde que apliques 1750 euros; – A partir dos 50 anos, podes deduzir 300 euros, desde que apliques 1000 euros.
Existem PPR atualmente para “todos os gostos”, desde produtos com 100% de ações, até produtos de capital garantido.
Adicionalmente existem também os Seguros PPR, produtos em tudo similar aos produtos PPR, mas comercializados pelas seguradoras.
Porque os PPR São Importantes?
Os PPR desempenham um papel importante no planeamento da reforma e na construção de um futuro financeiro mais seguro, pois a segurança social está como está. Eles oferecem várias vantagens, incluindo:
– Benefícios Fiscais: As contribuições dedutíveis, ajudam a reduzir a carga fiscal, permitindo que poupes mais para o futuro.
– Poupança Disciplinada: OS PPR incentivam a poupança a longo prazo e ajudam a evitar o gasto impulsivo do dinheiro.
– Rendimento a Longo Prazo: Os investimentos em PPR têm o potencial de crescer significativamente ao longo dos anos, pois podes alterar sempre o PPR, quer entre produtos quer entre sociedades gestoras.
– Segurança Financeira na Reforma: Os benefícios do PPR podem ser uma fonte estável de rendimento na reforma, pois podes receber o valor total, ou pago como pensão mensal à data da reforma.
Atualmente os PPR são uma ferramenta valiosa para o planeamento da reforma e para a construção de um futuro financeiro mais seguro. Eles oferecem a combinação de poupança disciplinada, investimentos de longo prazo e benefícios fiscais. Se tu estás a planear a tua reforma (se não estão devias), considera a possibilidade de incluir um ou vários PPR no teu plano financeiro.
Deixo-te o link para consultares junto da ASF (Autoridade de Seguros e Fundos de pensões), as entidades que comercializam legalmente PPR – https://www.asf.com.pt/NR/exeres/BA715C18-1D62-4448-84E0-8C80B64C8691.htm
Deixo-te também um link para o site da Rankia, que a 02 de Agosto atualizou os melhores PPR, quer no último ano, nos últimos 5 anos e de capital garantido – https://www.rankia.pt/fundos-de-investimento/o-melhores-ppr-em-portugal/#
Se tiveres alguma dúvida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.
Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!
DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.
Deixe um comentário