Sejam bem vindos!
Depois de anteriormente termos falado do conceito de “plano”, chegou o momento de falarmos das mais conhecidas estratégias de investimento imobiliário. Não te vou aconselhar nenhum deles, pois cada investidor tem de optar por uma estratégia baseada no seu próprio plano, que deve respeitar o seu próprio perfil e responder aos teus objetivos.
Buy and hold (Compra e arrendamento)
A primeira estratégia para investir é criar um portfólio “buy and hold” (normalmente traduzido para português como “compra e manter”), que basicamente comprar imóveis e arrendá-los. Esta é a estratégia mais comum na criação de portfólio de longo prazo. É a minha estratégia, que apesar de estar no início, é a que pretendo continuar a usar. Esta estratégia está conectada com a obtenção de rendimentos elevados, e é muito usada por parte de fundos imobiliários, que depois distribuem os lucros pelos detentores de posições no fundo.
Esta estratégia é também muito associada à obtenção de um rendimento passivo que traga um rendimento mensal ao investidor que o pode utilizar como salário.
Fix and flip (compra e revenda)
A segunda estratégia é a estratégia de “fix and flip” (chamada em Português de (“compra e revenda”). Esta estratégia baseia-se na compra de imóveis para que depois possam ser revendidos com lucro, muitas vezes depois de uma renovação, no menor período possível. Por norma nesta estratégia, aplica o capital da venda de um imóvel na compra de outro, que que obtenha o capital.
Estratégias de financiamento
A parte do financiamento é muito importante no investimento imobiliário. Apesar de ainda não ter recorrido a crédito na minha estratégia, pretendo mudar isso no curto prazo. Deixo aqui várias estratégias diferentes para saberes as várias opções que tens.
Hipoteca a hipoteca
Esta estratégia é adequada para quem ainda não tem um portfólio consolidado. É compatível tanto com as estratégias de investimento “fix and hold” como como do “buy and hold”.
Nesta estratégia o investidor vai negociando um crédito com hipoteca, cada vez que quer adquirir um imóvel. É importante enquadrar isso no teu plano, que pode prever um portfólio de arrendamento de longo prazo e ou compra e venda de imóveis.
É uma estratégia seguram pois só contrais um crédito à medida que adquires imóveis e muito adequada a quem começa a investir, porém não consegue tirar partido do valor do teu portfólio atual e é, regra geral, muito morosa.
Refinanciamento
Ao contrário da estratégia “hipoteca a hipoteca”, esta estratégia consegue tirar partido do valor so teu portfólio atual e, mais do que isso, de eventuais melhorias que faças nos imóveis. Há uma vantagem particular que em nenhuma outra estratégia consegues obter: tirar partido de valorização de mercado e de taxas de juro baixas. Imagina que o teu portfólio valoriza muito, num espaço de 2 anos. É possível “refinanciar” o teu portfólio. Imagina que os teus imóveis já têm uma hipoteca (uma para cada imóvel que tens). É possível, uma vez que os imóveis valorizaram muito, pedir uma segunda hipoteca em cada um desses imóveis, uma vez que eles agora valem mais. Ou imagina que tens um imóvel livre de hipoteca para comprar mais imóveis. Esta é a estratégia de financiamento que pretendo recorrer, ou seja, aproveitar o financiamento no imóvel que tenho para financiar a compra de novo e assim sucessivamente. Mas vou te dando nota disso.
Se tiveres alguma dívida ou precisares de algum esclarecimento sobre este ou outro tema, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com que terei todo o gosto em te ajudar.
Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!
DIsclaimer – Este site apenas tem fins informativos e educacionais. As opiniões expressas aqui são as do autor e não necessariamente refletem as opiniões de qualquer empresa ou entidade mencionada. O conteúdo deste site não deve ser interpretado como conselhos financeiros profissionais. Consulte um conselheiro financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira importante. O autor deste site não se responsabiliza por qualquer perda ou danos decorrentes do uso do conteúdo deste site.
Deixe um comentário