Porque apostei no mercado americano

Sejam bem vindos!

Hoje vou-te explicar os motivos que me levaram a investir praticamente 100% da minha carteira de ações no mercado norte americano.

Lembra-te que isto não é nenhuma recomendação de investimento, mas sim a minha opinião pessoal, e a minha estratégia, que pode não ser adequada a ti.

Vamos lá então.

Decidi investir no mercado norte americano, pois é o mercado mais atraente para todos os investidores à volta do mundo.

Aqui então estão os principais motivos:

– Economia Poderosa e Estável: Os Estados Unidos têm a maior economia do mundo, que se traduz numa maior estabilidade e solidez económica. Oferece um grande leque de opções, dentre uma variedade de setores, como o tecnológico, financeiro, saúde e energia.

– Aceder a empresas líderes Mundiais: O mercado americano tem algumas das empresas mais influentes e inovadoras do mundo. Nomes que conheces como Apple, Amazon, Google (Alphabet), Facebook e Microsoft, são só algumas das gigantes tecnológicas que atraem os investidores.

– Diversificação Internacional: Investir nos Estados Unidos proporciona oportunidades valiosas para diversificar a carteira. Ter ativos em diferentes setores reduz o risco e aumenta a probabilidade de retorno positivo.

– Mercado de Capitais Líder: Os Estados Unidos possuem um dos mercados de capitais mais desenvolvidos e líquidos do mundo. Significa que é sempre mais fácil comprar e vendar ativos, torna o processo de investimento mais eficiente.

– Ambiente Empreendedor e Inovação: Os EUA têm uma cultura empreendedora e vibrante, o que favorece a inovação e o crescimento de novos negócios. Como resultado, investir no mercado americano proporciona acesso a startups promissoras e empresas de rápido crescimento.

– Moeda de Reserva Global: O dólar americano ainda é a moeda de reserva global, amplamente utilizada em transações internacionais, aliás todas as commodities são cotadas em dólares, seja o ouro, sem o trigo, ou outro qualquer. Isso confere estabilidade à moeda e ao mercado financeiro dos EUA.

Se estiveres a pensar investir nas empresas norte americanas, aconselho-te a preencheres o formulário W-8BEN junto da tua corretora.

Mas deixa-me explicar que formulário é esse.

É um formulário que permite-se reduzir os impostos sobre os lucros em “instrumentos americanos” de 30% para 15%. Destina-se a todos os investidores que não tenham residência fiscal nos EUA e que não sejam cidadãos desse país, o que obtenham a chamada “fonte de renda dos EUA”, que incluí dividendos pagos por empresas americanas e ETF´s dos EUA.

Como funciona?

Devido à convenção para evitar a dupla tributação entre os EUA e no caso Portugal, é possível reduzir os impostos utilizado o formulário W-8BEN.

Atenção que o formulário tem de ser “renovado” de 3 em 3 anos. Mas menos caso tenhas mudado por exemplo de residência fiscal para outro país.

Continuo a achar que o mercado americano oferece uma ampla gama de vantagens e oportunidades, que por exemplo o nosso país não oferece. No entanto, é importante realizares uma análise cuidada e planejada antes de investires. Mas com as devidas diligências, é possível aproveitar os benefícios desse mercado.

Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *