Esquece o efeito de rebanho

Sejam bem vindos!

Como sabes as ovelhas copiam e seguem o comportamento do rebanho.

O mesmo se aplica aos investidores principiantes que dependem de terceiros para tomar decisões de investimento, quer se trate da sua família ou amigos ou mesmo de um especialista na área. Para te saíres constantemente bem no mercado, tens de evitar cair nessa cilada da mentalidade de rebanho. Tal como os ciclos de mercado a curto prazo são difíceis de prever, as emoções de mercado e as mentalidades de rebanho são impossíveis de antecipar de forma consistente. Os especialistas em investimento que estão conscientes dos sentimentos e opiniões do mercado têm frequentemente vantagem em fazer apostas contrárias lucrativas, ou no mínimo, conseguem proteger-se de perdas.

Os apresentadores de televisão e os comentadores de ações, têm de parecer confiantes, aliás, é para isso que são pagos. É mais fácil para os investidores ouvirem as cabeças falantes do que tomarem as próprias decisões. Mas as pessoas famosas não são imunes aos erros. Numa experiência publicada no “Journal of Behavioral Finance” um grupo de estudantes e profissionais escolheu uma de duas ações que provavelmente teriam um desempenho superior a cada semana durante um ano. Todas as ações apresentadas aos participantes eram de empresas “blue chips” (empresas bem estabelecidas, com boa reputação e finanças sólidas). Quando foram questionados, a confiança dos estudantes nas suas capacidades era de 59%, enquanto a dos profissionais era de 65%. Os estudantes tiveram razão em 49% dos casos e os profissionais em 40%. Surpreendentemente , quando estavam 100% confiantes na sua decisão, os profissionais tiveram razão apenas 12% das vezes!!!

Os profissionais (com a sua excessiva confiança) não possuem melhores probabilidades de que tu de fazeres as escolhas certas. Como diz o empresário norte americano Norman Ralph Augustine, “se os peritos de mercado de ações fossem tão peritos , estariam a comprar ações, não a vender conselhos”. Fazer o mesmo que todo o outro é fácil, confortável, comodista e errado. Quando dá para o torto, pelo menos sabes que todos os outros também estão a sofrer. Mas uma mentalidade de rebanho não pode ser lucrativa a longo prazo. Se ouvires conselhos de outras pessoas para investir, como sabes que é o momento certo para vender ou se a sua análise se mantém válida ou se deves saltar fora? Ao não fazeres as tuas próprias escolhas, nunca poderás a aprender com os teus erros e tornares-te um especialista em investimento.

Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *