Patamares Financeiros

Sejam bem vindos!

A independência financeira tem vindo a ganhar uma grande expressão nos dias de hoje, depois de ter aparecido o movimento FIRE (Financial Independence Retire Early), em português, independência financeira, reforma antecipada.

O conceito diz-nos que temos de poupar o máximo possível nos primeiros anos da vida profissional para conseguirmos reformar-nos antes da idade da reforma. Muitos focam-se em poupar tudo entre os 20 e os 30 anos, para se reformarem na casa dos 40.

Este movimento, tem como objetivo não a reforma, para ficar a ver séries o dia todo, mas sim para largarem empregos stressantes e que não gostam para dedicarem o seu tempo ao que mais gostam de fazer.

Mas se, por um lado, tem vindo a ganhar adeptos, também tem recebido muitas críticas, mas porquê? Nada mais simples, para se conseguir essa independência tem de se poupar cerca de 80% do rendimento mensal, algo que é impensável para a grande maioria das pessoas, que têm ordenados baixos, e em Portugal é a grande maioria das pessoas, e esse ordenado mal chega para as despesas do mês.

Os adeptos do FIRE, levam uma vida mesmo muito frugal, pois gastar, é somente o básico e mesmo assim…. Lá está, este extremismo levou a muitos questionassem estas decisões pois indicam que quem adere a este movimento deixa de viver e aproveitar o presente, apenas pensam no futuro. Isto é exatamente o oposto daqueles que gastam tudo hoje, sem se preocuparem com o dia de amanhã.

Eu já te disse anteriormente que procuro o FIRE, mas garantidamente não é este FIRE, é um FIRE à minha maneira, que te vou explicar.

Vamos começar então pela base da pirâmide, onde se inclui segurança financeira, independência financeira, autonomia financeira  e liberdade financeira. São todos patamares diferentes. Mas vamos lá.

Segurança Financeira: Não é mais do que ganhar dinheiro suficiente para cobrir todas as despesas do mês. Convém poupar algum dinheiro para investires, senão não consegues passar para o próximo passo.

Independência Financeira: Nesta fase já conseguiste poupar o suficiente para teres um rendimento passivo, ou seja, os teus rendimentos mensais com os investimentos cobrem todos os teus gastos que tens mensalmente. Nesta fase a pergunta que surge é se estás suficiente com o padrão de vida que tens ou não. Consegues ter o que queres? Mesmo que não consigas comprar coisas muito caras e fazer tudo o que queres, já podes parar de trabalhar. É nesta fase que os adeptos do FIRE querem estar. Mas pessoalmente eu quero mais que isso, e penso que tu também.

Autonomia financeira: Nesta fase, tudo se baseia no fluxo do dinheiro mensal, porque vai ser este a referência para a renda passiva. Assim, o objetivo é conseguir mais do que ter as despesas asseguradas. Estás a poupar e a investir em ativos que geram cash flows para cobrir duas vezes e meia as tuas despesas mensais. Por exemplo se tiveres 1000 de despesas mensais, vais ter de gerar uma renda passiva mensal de 2500, sendo 1000 para as despesas e os outros 1500 para o que quiseres. Isto permite que estejas sempre a alimentar a máquina. Sou um adepto deste modelo.

Liberdade Financeira: É quando tens dinheiro suficiente para comprar o que desejas. Não tens de te preocupar no que gastas, pois, o montante que recebes mensalmente permite-te excessos sem preocupações. Este patamar é de sonho.

Eu diariamente dedico-me a tentar chegar à autonomia financeira através dos meus investimentos que tenho vindo a partilhar contigo. Agora, gostava de saber em que patamar estás. Deixa um comentário, mas se não quiseres escrever aqui, envia-me um email para pouparinvestirlucrar@gmail.com

Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *