Os Impostos no Imobiliário em Portugal

Sejam bem vindos!

Se tens interesse em investir em imobiliário, tens de saber que os impostos são uma parte fulcral do investimento imobiliário.

Quando adquires um imóvel para rendimento (arrendamento), ficas sujeito a um conjunto de impostos, o IMT (na compra)m i Imposto de Selo (recorrente), o IMI (sobre a posse) e o imposto sobre os rendimentos que venhas a obter. A Autoridade Tributária atribui um valor fiscal aos imóveis, que se chama Valor Patrimonial Tributário (VPT), valor esse que serve de base para apurar os valores dos impostos.

IMT

O Imposto Municipal sobre as Transmissões onerosas de imóveis (IMT) é um imposto que incide sobre as transmissões. Existem várias isenções previstas. O IMT pode ir de uma taxa de 1% a 8% dependendo dos valores de VPT ou compra (o maior).

Imposto de Selo

O Imposto de selo é devido numa transação, sendo que incide sobre o maior entre o maior entre o VPT e o valor da venda, que consta na escritura. O IS corresponde a 0,8% desse valor. Se comprares o imóvel e recorreres a crédito bancário, também pagas IS sobre o valor do crédito, neste caso 0,6%.

IMI

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMT), é pago pela posse. É pago anualmente (pode ser pago em 2 prestações, dependendo do valor), e é calculado com base no VPT de cada um dos imóveis que tenhas. As taxas a serem aplicadas podem variar entre os imóveis, caso tenhas em municípios diferentes. Anualmente , os municípios definem as taxas a aplicar, dentro de um intervalo definido pelo Código de Imposto Municipal sobre Imóveis. Atualmente essa taxa, varia entre os 0,3% e 0,45%.

Impostos sobre rendas

É difícil definir este imposto, porque existem diversas formas de seres tributado. A tributação mais comum é a tributação na categoria F do IRS, onde hoje és tributado a 28%.

Deixo-te aqui um resumo dos impostos que podes pagar, e são os que eu paguei ou pago, mas aconselho-te sempre a consultares um contabilista, para analisares a melhor solução para ti.

Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *