Os mercados são sempre cíclicos

Sejam bem vindos!

A incerteza é uma certeza nos mercados financeiros.

Os novos investidores que ainda não estejam habituados aos mercados de capitais podem ser intimidados pela incerteza  e pela volatilidade diária. É normal algumas ações subirem ou descerem 5% ou 10% num único dia, e para algumas pessoas isto é muito arriscado. No entanto a volatilidade é uma parte inerente do investimento e, no decurso de um período mais longo, irá formar os ciclos de mercado. Independentemente da tua perspicácia nos investimentos irás falhar caso não compreendas os ciclos e não gerir corretamente o seu risco.

Os ciclos de mercado, os crescimentos e recessões representam um risco sempre presente para a tua carteira. Cada ciclo pode ser diferente em detalhe, mas um investidor que tenha estudado os desempenhos passados do mercado saberá que certos padrões se repetem ciclo após ciclo. Como é que se aprende sobre ciclos? Segundo Charles Munger: “Não há melhor professor que a história para determinar o futuro”. Conhecer os ciclos não te oferece certeza nenhuma, mas um investir que conhece a história por detrás dos ciclos pode fazer pender as probabilidades a seu favor.

Um bom investidor também deve perceber de psicologia. Uma vez que a natureza humana dificilmente muda, as emoções serão um importante componente das tendências. Podes não conhecer o futuro, mas deves ter uma ideia aproximada do ponto do ciclo em que o mercado está para se posicionar  em conformidade. No livro “Mastering the Market Cycles”, Marks apresenta as três fases do mercado de touro (bull market).

Na fase um: acumulação, “apenas algumas pessoas excecionalmente perspicazes acreditam que vai melhorar”. Assim quase ninguém investe, por medo ou indiferença (por exemplo, entre 1930 e 1940, 2001 ou 2009).

Na fase dois: aumento, “a maioria dos investidores percebe que a melhoria está realmente a ocorrer”. O mercado faz mais sinais de subida à medida que mais pessoas se tornam touros (subida).

Na etapa três: distribuição, “todos concluem que as coisas vão melhorar sempre”. O FOMO (Fear of Missing Out ou em português o medo de ficar de fora), instala-se, a ganância assume o controlo e o mercado cresce até a bolha rebentar. Todos os mercados de subida inevitavelmente terminam e passam a um mercado de baixa, em retrospetiva, é relativamente fácil ver os ciclos em ação. O problema é que, no calor do momento, os investidores nunca sabem para que lado vai o mercado.

podes ver os ciclos no índice euro stock 50

Um mercado de touros ou ursos (assim chamados porque o touro ataca de baixo para cima, o que indica subida, ao contrário do urso, que ataca de cima para baixo, o que indica descida), pode ser muitas vezes categorizado em dois ciclos diferentes: cíclico ou secular.

Os ciclos de mercado cíclico são de curto prazo, impulsionados pelas emoções do investidor e podem durar dias, semanas ou meses. Os ciclos de mercado secular podem durar muitos anos, mesmo décadas e são conduzidos por fatores fundamentais, como taxas de juro ou lucros.

Os ciclos de mercado seculares são caracterizados por preços que sobem ou descem no longo prazo. O mercado de subida secular termina quando o mercado se torna muito sobrevalorizado, formando-se uma bolha e surgindo uma grande correção do mercado. Estas correções em massa trouxeram fortuna a investidores astutos, destruindo ao mesmo tempo a riqueza de muitos outros.

Falaremos mais sobre estas questões de mercado, para te dar mais informação para conseguires investir, com mais confiança.

Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *