Sejam bem vindos!
Antes de mais, ninguém nasce especialista, nem em investimentos nem em coisa alguma. É a formação que no caso torna os investidores excecionais. Não precisas de ser um génio, para seres bom em alguma coisa, só precisas de te concentrar e pôr mãos à obra.
O sócio de Warren Buffett, Charlie Munger, resume desta forma: “ A única maneira de ganhar é trabalhar, trabalhar, trabalhar e ter alguns momentos de clarividência”. Munger ainda aconselha:
- Aprendizagem Constante – Seja um leitor voraz – Torna-te mais sábio a cada dia.
- Questione – se te queres tornar perspicaz, a pergunta que mais deves fazer é: “Porquê?”
- Seja Fluente – desenvolva fluência em modelos mentais das principais disciplinas académicas
- Esteja preparado – não pode tirar partido de oportunidades sem preparação.
Malcolm Gladwell introduziu a regra das 10 mil horas no seu livro “outliers – A história do sucesso”, salientando que os Beatles dedicaram 10 mil horas a tocar em Hamburgo no início dos anos 60, Bill Gates dedicou 10 mil horas a programar antes de fundar a Microsoft. Ao dedicarem muito tempo à prática da sua arte, tornam-se especialistas.
A regra das 10 mil horas é mais arte que ciência, pois é de esperar que quanto mais trabalhares melhor te tornarás. Podes tornar-te um especialista em investimento? Sem dúvida. Começa já e mantem-te concentrado.
Se levares algum tempo a investir apenas uma hora por dia, vais dominar um ofício em pouco mais de 27 anos. Parece muito tempo? É, de facto, o tempo para que os investidores a sério aprendam e cultivarem a sua riqueza. Por exemplo, 99,7% da riqueza de Warren Buffett só foi gerada após os seus 50 anos de idade.
A parte mais difícil é começar. Nas primeiras 20, 100 ou 1000 horas, desenvolves fluência no domínio do investimento; vais compreender a terminologia básica, classes de ativos e estratégias. Depois tudo o que precisas de fazer é aperfeiçoar e seguir em frente para a excelência.
Podes dedicar uma ou dez horas por dia, tens é de te manter focado e dedicar tempo para alcançares o estatuto de especialista de investimento.
E não te esqueças, quanto mais cedo começares, mais cedo lá chegarás.
Este artigo foi baseado no livro os 10 mandamentos do investidor.
Por isso e por tudo o que ainda vais ver, segue o blog para não perderes nenhum artigo!
Deixe um comentário