Sejam bem vindos!
Tal como tinha dito num post anterior, vou falar de forma mais detalhada da minha carteira de investimento, e é isso exatamente que vamos fazer hoje.
Vamos falar onde tenho a minha reserva de emergência e como podes criar a tua e do investimento imobiliário.
Começando pela reserva de emergência, é um dinheiro que nunca pode estar preso, exatamente porque é para emergências e já me deu bastante jeito tê-lo, até porque tenho sempre uma liquidez baixa.
Aplico o dinheiro assim que recebo o salário e o que sobra fica todo contado para despesas, por isso cada vez que tenho necessidades, como sucedeu no início deste ano quando tive de pagar as obras do prédio, este fundo dá-me jeito.
Mas deixando isso de lado, eu comecei por criar um depósito a prazo normal, a 6 meses, onde ia reforçando mensalmente, e o valor do mesmo vai depender de ti.
Posteriormente, quando já tinha um valor razoável, comecei a aproveitar os depósitos a prazo de boas-vindas dos bancos online, e ainda aproveitei bastante, o do BIG, do Best e do activobank, e fui sempre reforçando pelo caminho também.
Depois aproveitei a conta ordenado do Bankinter que remunerava a conta à ordem a 5% no 1º ano e 2% no segundo ano, com um capital máximo de 5.000€ e penso que ainda esteja em vigor, atualmente, apesar de não poder aproveitar outra vez…
Quando terminaram os 2 anos, que foi em Novembro 2022 passei-os para os certificados de aforro, onde ainda estão agora com uma rendibilidade simpática (para este tipo produto claro) de 3,40% (a esta data).
https://www.igcp.pt/fotos/editor2/2023/CA_Taxas_de_Juro/02_Taxa_Anual_E_PP.pdf
E a partir do 2º ano, passam a ter um prémio de permanência de 0,5% até ao 5º ano e de 1% a partir do 6º ano até ao 10º, deixo aqui também o link do igcp para verem em maior detalhe. https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/certificados-de-aforro/descricao/
Mas estou sempre à procura de melhores oportunidades para esta pequena (mas importante) percentagem da carteira.
O imobiliário
Aqui está um novo “amor” dos meus investimentos, em 2021, até tenho que admitir incitado por um bom amigo meu que é investidor imobiliário à mais de 10 anos, decidi adquirir um imóvel para arrendamento.
Ele como bom amigo que é, mostrou-se disponível para me ajudar em tudo neste negócio e a dar todas as dicas necessárias, e que bem úteis foram.
Acabei por adquirir por um valor bastante interessante um T2, este negócio em particular adquiri com capitais próprios, não pedi financiamento.
O imóvel necessitava de algumas pequenas obras, como mudar o chão dos quartos, pintura na casa toda e mudar os móveis da cozinha, obras essas que ainda foi possível adquirir os materiais sem os custos absurdos que se viram em 2022.
Usufrui dos colaboradores desse meu amigo para me fazerem essas obras, e executaram-nas em 2 semanas, depois de receber os materiais.
A partir daí foi limpar a casa toda e tirar fotos para publicitar o imóvel. Mas nem foi preciso pois o filho de um conhecido meu andava à procura de uma casa para arrendar com a namorada. Foi fácil fazer-mos negócio até porque pratiquei um arrendamento 15% mais baixo que a média.
Desde aí tenho sido um “senhorio” 5 estrelas (digo eu!), també, tenho uns inquilinos que nem têm sido muito chatos (mas têm dias, e eles sabem), nem tem sido preciso grandes coisas, tudo corre bem até ao momento. E admito, tenha aprendido bastante com essa função.
Mas o bichinho do imobiliário ficou cá e desde aí tenho procurado casas para adquirir, neste caso já vai ter de ser com crédito hipotecário, mas se quiseres saber mais sobre a minha estratégia deixa nos comentários e eu faço um artigo só sobre isso.
Mas tem sido difícil, pois o preço do imobiliário tem subido bastante (cerca de 18% desde 2022), o que reduz bastante a margem do negócio do arrendamento.
Vou ter de sair da minha zona de controlo para encontrar outros imóveis. Vamos ver como corre.
Se tiveres interesse diz-me nos comentários que eu falo mais sobre a minha experiência no imobiliário e como corre essa busca por imóveis.
Nota – Peço desculpa, mas quando fui à procura das fotos que tinha do imóvel do antes e depois para pôr aqui, vi que o disco onde estavam, tinha ido desta para melhor….
Por isso e por tudo o que aqui vais ver, segue o Blog para nada perderes e até ao próximo post!
Deixe um comentário