Blockchain e Criptomoedas

Sejam Bem Vindos!

O tema de hoje tem gerado bastante debate, será que o dinheiro do futuro são as criptomoedas? não sei, mas tenho de admitir que sou um entusiasta do tema. Mas uma coisa eu tenho a certeza, a blockchain vai ser o futuro, mas bem, vamos, mas é explicar de que se trata.

Blockchain

A melhor forma de explicar o que é a blockchain é que é uma espécie de banco de dados descentralizado e distribuído que regista transações de forma segura e transparente. Consiste numa série de blocos de dados conectados entre si, onde cada bloco contém informações sobre transações anteriores e novas transações que estão sendo adicionadas à rede.

De cada vez que um novo bloco é adicionado, ele é validado por uma rede de computadores, garantindo que as transações sejam precisas e que não possam ser falsificadas. Esta rede torna-se muito resistente a ataques, pois o invasor teria de “comprometer” todos os computadores na rede para adulterar uma transação.

Esta tecnologia pode ser usada em uma variedade de setores, como finanças, saúde, energia, logística, entre muitas outras.

As criptomoedas, são uma forma de dinheiro digital que é criado e armazenado na blockchain. A Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser criada, mas atualmente existem milhares de outras moedas digitais disponíveis. O que diferencia as criptomoedas das moedas tradicionais (moeda fiduciária ou fiat), é que elas são descentralizadas e não estão sujeitas ao controle de um banco central ou governo. As transações são feitas diretamente entre as pessoas e são gravadas na blockchain, o que garante a segurança e a transparência.

Uma das grandes vantagens das criptomoedas, é que elas oferecem uma alternativa às moedas tradicionais, pois com as criptomoedas é possível enviar e receber dinheiro de forma instantânea e sem intermediários, o que pode ser especialmente útil para pessoas que vivam em países com moedas bastante instáveis ou que não tenham acesso a serviços bancários tradicionais.

Podem também utilizar as criptomoedas para efetuar compras, quer online, quer de imóveis, por exemplo, ou para investimento em outras criptomoedas.

Deixo aqui o link de um artigo do idealista acerca compra imóveis com criptomoedas de maio de 2022, digam-me o que vos parece, pois a mim e devido à volatilidade das criptomoedas é um negócio bem arriscado, mas leiam o artigo, dá informações bem interessantes sobre o tema.

https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/05/17/52317-comprar-casa-em-bitcoins-1a-plataforma-digital-nasce-em-portugal

Mas as criptomoedas também têm bastantes riscos e desvantagens. Como não são regulamentados pelos governos, podem ser utilizados para atividades ilegais, como lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo. Além disso, tal como já disse são bastante voláteis e os preços flutuam bastante e por vezes até de forma drástica num curto espaço de tempo, o que pode fazer com que percas muito dinheiro rapidamente.

No geral, a blockchain e as criptomoedas estão a mudar a maneira como pensamos sobre finanças e dinheiro. Embora ainda haja muita incerteza em relação ao futuro dessas tecnologias, é muito provável que continuem a crescer, em popularidade e serem usadas em mais setores de atividade. À medida se as criptomoedas se tornem mais amplamente aceites, é possível que se tornem uma alternativa real às moedas tradicionais, o que pode ter grandes implicações para o futuro da economia global.

Só dar aqui uma nota, que os países e os bancos centrais por este mundo fora querem criar moedas digitais dos seus países, link para um artigo da revista exame que falou com o CEO da maior exchange (corretora) do mundo a Binance https://exame.com/future-of-money/moedas-digitais-de-bancos-centrais-nao-ameacam-as-criptomoedas-diz-ceo-da-binance/ , inclusive o banco central europeu também já trabalha na criação do “euro digital”, a sua criptomoeda, link para a informação na página do próprio bce. https://www.ecb.europa.eu/paym/digital_euro/html/index.pt.html

Mas antes de terminar, deixa-me dizer que vamos falar bastante destes temas daqui para frente, e conto explicar-te tudo, desde como podes adquirir criptomoedas, aos vários tipos de cripto ativos que existem e como são criadas as criptomoedas, muito interessante e se te interessa também a ti, não percas nada.

Por isso e por tudo o que aqui vais ver, segue o Blog para nada perderes e até ao próximo post!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *