O que é o Juro Composto?

Sejam bem vindos!

Hoje vamos falar da oitava maravilha do mundo, segundo o Sr. Albert Einstein (não sei já ouviram falar?), os juros compostos, “aquele que entende ganha. Aquele que não entende paga”.

Trata-se de uma taxa de juro que na vertente de investimento, permite fazer crescer exponencialmente as poupanças, pois os juros não são só calculados sobre o capital inicial mas também sobre os juros acumulados ao longo do tempo.

Quanto mais tempo é deixado investido, maior será o montante final.

A rendibilidade, neste regime de juro, é uma forma eficiente de obter rentabilidade sobre o dinheiro investido, especialmente se o período de investimento for longo.

Adicionalmente também são relativamente simples, o que facilita a compreensão do investimento e acompanhar o montante final.

É possível aplicar esta modalidade de crédito sobre a maioria do ativos financeiros, sejam depósito a prazo, sejam fundos, sem ações, sempre que reaplique o investimento gerado.

Agora falando do lado negativo do juro composto, se aplicado em financiamentos. Gera dívidas com juros elevados. E faz exatamente o contrário das poupanças, aumenta rapidamente o valor da dívida, tornando mais difícil o pagamento.

É importante compreender como funciona o juro composto e utilizá-lo de forma consciente, seja para investir, seja para evitar endividamento excessivo. Com planeamento financeiro e conhecimento sobre juros, é possível alcançar metas financeiras e garantir segurança financeira no futuro.

Por isso e por tudo o que aqui vais ver, segue o Blog para nada perderes e até ao próximo post!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *