Sejam bem vindos!
Como já tinha falado no artigo da minha carteira o imobiliário neste momento é o meu maior foco. É um investimento de baixa volatilidade e com um retorno sobre o investimento (ROI), bastante interessante e teoricamente estáveis.
No entanto, sei que não é um investimento para todos, pois também apresenta riscos. Antes de investires tens de ter em consideração:
– Localização – Fundamental para determinar o valor do imóvel. Se for central, se tiver escolas, serviços públicos e transportes públicos tende a ter valores mais elevados.
– Tipo de Imóvel – Se for para habitação, escritório ou lojas, depende da zona. Poder ter um melhor retorno imóveis junto a universidades, ou para lojas com ruas com muito movimento pedonal.
– Custos – Investir em imóveis tem mais custos para além do valor de compra, como impostos, seguros, obras, condomínios e manutenção. Valores esses que têm de ser considerados no investimento.
– Financiamento – Como requer disponibilidades mais elevadas, alguns investidores optam por financiar parte do investimento com crédito hipotecário, mas isso também faz aumentar os custos e os riscos de investimento.
– Mais Riscos – Também envolve outros riscos, como o potencial de desvalorização por preços de mercado ou por não conseguir alugar. É fundamental avaliar o risco de financiamento e considerar a diversificação do portfólio.
– Gerenciamento Imóveis – Exige tempo e esforço para gerir o imóvel, incluindo contratos de arrendamento, reparos e obras, e não menos importante, lidar com os inquilinos. Existe quem contrate empresas para gerir essas responsabilidades.
– Mercado Imobiliário – Pode ser volátil e os preços podem cair ou subir. É importante fazer uma pesquisa cuidadosa e considerar o cenário económico geral antes de tomar uma decisão de investimento.
É importante considerar tudo o que disse e considerar também o seu perfil de risco antes de tomar uma decisão. É útil falar com corretores imobiliários e profissionais financeiros.
Mas se não tiveres capital para adquirir um imóvel, podes sempre investir em Fundos de Investimento imobiliário (podes consultar todos aqui no site da APFIPPS, a associação portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património, a rendibilidade mais recente – https://www.apfipp.pt/pt/estatisticas/rendibilidades/oic-imobiliario/#section_3
E deixo aqui também a lista dos membros da associação que comercializam os fundos imobiliários
https://www.apfipp.pt/pt/membros/associadas/gestoras-oic-imobiliario/
ou em Reits (Real Estate Investment Trust), que mal comparados, são fundos de investimento imobiliário que são cotados em bolsa e que têm de distribuir rendimento, obrigatoriamente.
Em Portugal existem também Reits e têm o nome de SIGI (sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária).
Como não sou profissional da área, deixo aqui dois canais de Youtube que gosto bastante e sigo.
Arrow Plus – https://www.youtube.com/@ArrowPlusPortugal
Ricardo Matos – https://www.youtube.com/@ricardo.m.matos1
Existem muitos mais, mas deixo-vos aqueles que eu mais vejo.
E como é um tema do qual gosto, voltaremos a ele no futuro.
Por isso e por tudo o que aqui vais ver, segue o Blog para nada perderes e até ao próximo post!
Deixe um comentário