Sejam bem vindos!
Vamos falar de algo que é fundamente para começar a poupar e investir. A nossa relação com o dinheiro.
Essa relação é bastante complexa e é influenciada por crenças, fatores culturais, sociais e pessoais, e são nos transmitidos por quem nos rodeia, numa fase inicial pelos nosso familiares, mais tarde por professores, amigos, colegas, e como se diz, “nós somos a média das 5 pessoas que nos são mais próximas, se essas pessoas te derem bons conselhos, se acrescentarem valor ótimo, mas também te podem puxar para baixo, tens de ter é essa noção.
Se quiseres alterar os teus hábitos financeiros, vais ter de mudar de companhias, pois se tiveres sempre alguém junto a ti a dizer “vais perder dinheiro”, “isso não é para ti”, “não vais conseguir”, como eu ouvi várias vezes, e sim, mudei de companhias.
Tens de conseguir blindar a tua mente, não é fácil, mas também não é assim tão difícil, é só termos essa consciência.
No nosso país, infelizmente, o normal é o “bota-abaixo”, “não vale a pena poupar”, “aproveita a vida”, e o normal é ouvirmos isso de pessoas que têm situações financeiras instáveis, aliás é muito curioso que todos aqueles de quem falo no meu projeto de independência financeira, a maioria são aqueles que me dizem “és maluco, jamais vais conseguir isso, nem vale a pena, disfruta da tua vida”.
Mas, no entanto, o meu grupo de amigos mais próximo, são pessoas que investem à mais tempo que eu e são os meus maiores apoiantes nesta caminhada com conselhos, nunca ouvi uma frase negativa sobre investir deles, inclusive um deles quando algo corre mal nos mercados e perde-se dinheiro ainda diz “foi uma formação paga, menos um erro para a próxima ”.
Tens de te questionar o que é que queres para ti. Se queres começar a poupar e investir, tens de ganhar hábitos saudáveis de poupança e de investimento, isso é o fundamental, e para isso tens de fazer um teste de diagnóstico.
Questiona-te, sobre o que é o dinheiro para ti, como te sentes quanto gastas dinheiro e principalmente se tivesses ganho uma quantia substancial de dinheiro, quais seriam as vantagens e desvantagens. Escreve e sê honesto para contigo nas respostas que deste.
Se chegares à conclusão de que estás na roda do rato (não é mais de um ciclo vicioso de trabalho em busca de dinheiro para pagar dívidas. E se ganhares mais dinheiro, vais fazer mais dívida, e este ciclo não tem fim, e este comportamento impede a acumulação de dinheiro. Em vez de o dinheiro trabalhar para ti, és tu que és o escravo dele), vou ajudar-te a mudar o teu rumo financeiro.
Por isso e por tudo o que aqui vais ver, segue o Blog para nada perderes e até ao próximo post!
Deixe um comentário