Scams no mundo financeiro

Boas e bem vindos!

Hoje vamos falar de algo que tens de ter mesmo muito cuidado no mundo das finanças, os scams, ou seja, todos aqueles que te querem “tirar dinheiro” com promessas de muito dinheiro e de forma fácil.

Desculpa desiludir-te, mas isso não existe.

Basta andar pelas redes sociais e ver todos aqueles anúncios que prometem rendibilidades fantásticas por pouco tempo (1 ano), e a única coisa que precisas de fazer é transferir dinheiro e voilá! Estás milionário.

Outras ainda para investires tens de trazer 3 amigos também para aplicarem e tudo corre bem até ao momento que a entidade é fechada e os promotores desaparecem.

Agora com as Criptomoedas, aumentou vertiginosamente os embustes e corretoras “obscuras” como temos observado e milhões de euros a desaparecer.

Mas vamos entrar mais a fundo no tema.

Os exemplos de fraudes mais comuns no mundo financeiro são:

– Fraudes financeiras, isto é, quando alguém diz representar um negócio ou investimento que podes entrar com dinheiro e rendibilidades incríveis e depois desaparecem.

– Esquemas Ponzi, ficaram conhecidas devido a Carlos Ponzi, que em 1920, prometia duplicar o investimento em venda de selos postais em três meses, mas que quem começava a investir tinha de trazer outras 3 pessoas e pagava os altos juros, com o dinheiro dos novos investidores, nunca acaba bem.

– Esquemas caridade, pedem dinheiro ou para obras sociais ou de apoio a famílias, só que para proveito próprio, vê-se muito nas redes sociais, infelizmente.

– Phishing, esquema digital que através de sites,  email ou SMS falsos, entram no teu telemóvel ou computador e roubam-te os teus financeiros, e como tal o teu dinheiro

– Compras falsas, quem nunca encontrou um site na internet que vende de roupa a tecnologia que queremos por menos de metade do preço oficial, encomendas…. E esperas, esperas e nunca chegas e quando vais à procura da página onde encomendaste, já não existe, muito comum.

– Pagar dívidas rapidamente, esta já não vejo muito, mas ainda se vê, quem promete a troco de uma quantia de dinheiro que consegue fazer com as dívidas ou sejam pagas, ou que a taxa de juro seja mínima, era bom, só que não existe.

Tens de ter muita atenção, no mundo digital, e se procuras banco digital, antes de lá colocares dinheiro deves fazer as tuas diligências e ver o site do Banco de Portugal, onde podes ver as entidades que estão autorizas a funcionar e todas aquelas que basicamente são esquemas, podes ver em https://www.bportugal.pt/page/atividade-nao-autorizada?mlid=2835.

Se procuras uma corretora ou plataformas de investimento, tens de consultar obrigatoriamente o site na CMVM, que é a entidade que regulas entidades em Portugal e também anuncia, todas aquelas entidades menos sérias… https://www.cmvm.pt/pt/Pages/home.aspx tudo na página inicial.

Quanto a Criptomoedas e os ICO´s (Inicial Coin Offer, lançamento das Criptomoedas), estás por tua conta e risco, pois ainda não existe regulamentação em Portugal, por isso faz uma análise bem cuidada, pesquisa bem faz as tuas diligências para não seres surpreendido (se tens visto as notícias sabes do que falo), nas P2P, já existe regulamentação e entidades reguladas em Portugal, podes consultar aqui https://web3.cmvm.pt/sdi/crowdfunding/pesquisa_gestora_cf.cfm Mas volto a repetir-me, pois vejo as pessoas caírem bastante nestes esquemas, ou entidades fraudulentas, faz bem as tuas diligências, pesquisa bem, antes de colocares o teu dinheiro seja onde for, pois ele custa muito a chegar ao teu bolso, para o dares a alguém.

Por isso e por tudo o que aqui vais ver, segue o Blog para nada perderes e até ao próximo post!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *