Boas e sejam bem vindos!
Hoje decidi fazer esta pergunta, pois enquanto profissional do setor financeiro, vejo que existe de fato muito desconhecimento por parte das pessoas, até das bases, uma taxa de Juro ou uma TAEG e fui investigar e é verdadeira assustador o panorama da literacia financeira em Portugal para os particulares, pois segundo os últimos dados disponíveis que já são de 2020 do Banco Central Europeu, Portugal é o último dos 19 países do euro, último!
Foram colocadas 5 questões nos 19 países, foram elas, sobre diversificação de risco, inflação, aritmética (cálculos financeiros) e sobre juros compostos e somente 25% dos inquiridos neste país responderam corretamente às questões, contra 65% dos primeiros colocados no estudo, que foram eles a Alemanha e os Países Baixos.
Adicionalmente a CMVM efetuou um inquérito também referente a 2020, onde as pessoas tinham aplicado o seu dinheiro, e assustadoramente 58,5% das pessoas dizerem que deixaram o seu dinheiro na sua conta à ordem e 33,2% dizem que aplicaram num depósito a prazo, outros 15,6% ainda são piores deixaram o seu dinheiro em casa ou carteira, ou seja, uma larga maioria das pessoas perderam dinheiro em 2020, pois basta a inflação para lhes consumir os eventuais ganhos de depósito a prazo. Só 9,4% indicaram investir em ações, obrigações e fundos de investimento, 1% indica que adquiriu criptoativos (moedas virtuais ou criptomoedas)e por fim 5,6% aplicam de outra forma (família no exterior, compra propriedades, compra de ouro, compra de obras de arte).
Link para quem quiser ver em detalhe:https://www.todoscontam.pt/sites/default/files/2021-06/relatorio3inqlf.pdf
É assustador de fato, como motivos para isso, foram apontados a escolaridade (ou a falta dela) de muitos e para mim o mais importante, a falta de formação na área.
Apesar de em 2013 ter sido criado o REF (Referencial de Educação Financeira), para orientar professores no que diz respeito à educação financeira, a verdade é que no ensino ainda não se vê nenhuma disciplina de educação financeira (que eu saiba), que desse as bases a todos, nomeadamente fazer orçamentos familiares, dar conhecimentos do que é uma taxa de juro e até dar a conhecer as várias categorias de produtos financeiros.
Outro estudo publicado em 2021, mas referente a 2020 (pré covid), pela comissão europeia, este relativo à literacia financeira do mercado de capitais. Este estudo incidiu sobre 15.173 europeus.
Mas vamos focar nos dados de Portugal, apenas 28% dos inquiridos já referiram investir, com 8% dizendo já investiram, no entanto, o grosso das pessoas indicou nunca ter investido (64%).
Os homens investem mais que as mulheres apesar destas serem a maioria da população (53%). Constatamos também que mais de um terço dos inquiridos não ter poupado nada nos 12 meses anteriores, igualmente a taxa de poupança é muito baixa (7%) versus a europeia (11,96%).
Mas também fui indagar acerca dos empresários do nosso país e aí estamos bem melhores, isto é, num estudo do G20, Juntamente com a OCED em 2021, nas empresas até 9 colaboradores (que é uma grande parte das empresas), estamos classificados no topo da tabela, e das empresas entre 10 e 49 colaboradores estamos no topo juntamente com a Espanha, o que é um resultado fantástico e que contrasta com o resultado a títulos de particulares de um ano antes, apesar de quando é apresentado o tipo de contas que as empresas utilizam em grande maioria contas tradicionais em bancos com balcões e só uma pequena maioria utiliza contas bancárias em bancos sem balcões físicos e não apresenta nenhum resultado em instituições que somente operam por telemóvel.
Isto só mostra que os nossos empresários, na sua maioria gerem bem os recursos das empresas, mas pelos vistos não passam isso para a sua vida particular, assim demonstram os resultados.
Se tiveres curiosidade tens aqui o link para o PDF deste estudo: https://www.oecd.org/financial/education/navigating-the-storm-msmes-financial-anddigital-competencies-in-covid-19-times.htm
Por tudo aquilo que aqui disse, vou falar mesmo muito de literacia financeira, vou tentar passar o máximo de informação, pois tal como disse o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, “A Literacia Financeira contribuí para sociedades menos desiguais”.
Por isso e por tudo o que aqui vais ver, segue o Blog para nada perderes e até ao próximo post!
Deixe um comentário