Uma pequena história do meu percurso

Boas  e sejam bem-vindos!

Hoje venho contar-vos mais um pouco mais de mim e do grande motivo que me levou a começar esta jornada. Eu trabalho desde 2000 no setor financeiro, mas como se costuma dizer, “casa de ferreiro, espeto de pau”, nunca tive apetência para investir ou poupar, apesar de ser esse o conselho para todos os meus clientes.

Mas em 2014 tudo mudou, tive uma situação profissional que me levou a reequacionar toda a minha vida, e só nessa altura vi que vivia simplesmente “chapa ganha, chapa gasta”, poupanças zero, e uma dívida engraçada em cartão de crédito (basicamente com viagens e compras).

Parei, pensei e mudei o meu estilo de vida, o que me levou a elaborar um plano para sair dessa situação, que consegui passados 2 anos, daí passei a constituir o meu fundo de emergência e pelo meio fui fazendo a minha carteira de investimentos (que irei partilhar ao longo desta jornada), e que ainda é um trabalho em curso, nesta altura comecei também a ler bastante sobre estes temas, uma média de 2 livros por mês.

Em 2018 surgiu a oportunidade através de amigos de ter um projeto na área agrícola, que passado um ano foi vendido a um grande grupo empresarial, que me permitiu uma mais-valia de 125% face ao investimento.

A partir de 2020 também me iniciei nos mercados como swing trader (explicando rapidamente o que é), trata-se de uma negociação de ativos por período superior a 1 dia e até meses. Comecei a negociar ativos agrícolas como o trigo e o café, que também consegui ter uns retornos interessantes, mas no início também algumas perdas. E ainda hoje sempre que tenho tempo livre analiso alguns ativos para este tipo de negociação.

Resumindo, de 2014 a 2022 com muita dificuldade consegui passar de uma situação de dívidas com zero poupanças, para dívida só no crédito habitação da minha casa, e uma carteira de investimento, com umas pequenas incursões no mundo empresarial que me permitiram alavancar mais rapidamente a minha carteira.

Nem todos têm essa possibilidade, bem sei, no entanto, aqui vou dar-te conselhos para dares a volta, caso tenhas dívidas, ou para te ensinar a começar a gerir as tuas finanças pessoais ou estratégias para investir, muitos desses conselho, aprendi à minha custa e outros fui aprendendo nestes últimos anos.

Por isso e por tudo o que aqui vais ver, segue o Blog para nada perderes e até ao próximo post!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *